Na Escola da "Porta Nova", como é mais conhecida pela população, há vários anos que venho reparando na degradação dos seus poucos espaços verdes, ou destinados a plantar flores ou arbustos, para embelezamento do espaço.
Não sei de quem é a responsabilidade da manutenção desses espaços, mas há situações que me deixam confuso.
Por exemplo, na frente da escola, pegado com o jardim público, bem rente à parede da escola, foi construído um canteiro a todo o comprimento da parede; à direita da porta de entrada principal.
Na verdade, ao início ele ainda teve alguns arbustos. Desde há uns anos a esta parte, trata-se de um espaço apenas com terra, com as mangueiras de rega fora da terra seca. Ora se os jardineiros vão constantemente tratar do jardim público, não seria normal que tratassem também desse pequeno espaço que está praticamente dentro do jardim?
Mas não, não é assim. Dizem que é da escola e que não é trabalho deles (jardineiros)...???
No espaço interior também foi criado um pequeno espaço para plantação de flores e algumas arvores, das quais uma ou duas já morreram (julgo que por falta de rega) apesar de o referido espaço ter sido dotado de rega automática. Pode ter-se uma ideia através das fotos em baixo.
Por fim, na parte traseira do edifício, virada a Norte, as árvores e os arbustos parecem ter tido mais sorte, a tal ponto que saem do espaço da escola, por cima e por dentro do gradeamento, dificultando o trajeto das pessoas que utilizam o passeio rente à parede, obrigando-as a caminhar curvadas e com muita precaução para não se aleijarem nos ramos pendurados.
Não me parece que seja um problema de difícil solução, uma vez que tanto a Câmara Municipal, como a Junta de Freguesia, tem os meios necessários para resolver estes problemas.
E já agora, sabendo que esta parte é da inteira responsabilidade da Câmara Municipal, verifiquem o desnível das grelhas de escoamento de águas pluviais do jardim, mesmo junto ao passeio frente à escola, as quais tem uma grade mais baixa que o nível da calçada com mais de 10 centímetros, num local que é frequentado por muita gente, principalmente crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário