quinta-feira, 20 de agosto de 2015

MURALHAS DE MOURA - Muralha da Boavista


Não sei quem tomou tal decisão, nem isso é o mais importante.
Pode ser até ignorância da minha parte, mas o meu gosto pessoal, apesar de discutível, é o meu e, ponto.

A muralha da Boavista, como é conhecida em Moura, foi pintada, numa das suas partes (ainda não na totalidade) de BRANCO.
Muralha da Boavista: parte pintada de branco

Reconheço que o Branco é a cor mais utilizada no Alentejo mas, em muralhas antigas e/ou históricas, acho que não é muito vulgar.
Pude ainda reparar que andam alguns operários a fazer uma ligeira manutenção em todo o resto da muralha - para os lados do largo de S. Francisco e da avenida de S. Francisco.
Muralha da Boavista: uma parte pintada, outra com cor antiga

Será que depois dessas pequenas reparações, toda a muralha vai ser pintada de branco? Ou fica uma parte de branco e outra - a maior - de "amarelo pálido"?

E quando houver possibilidades de reparar a muralha do jardim, para o lado da estrada de Amareleja, e a muralha da piscina, e a da mata da piscina, também serão pintadas de branco?

E a Muralha Nova, como é conhecida, e que dá para a rua do Telheiro e para o novo Museu Municipal (antigo matadouro) ?
Bem, em boa verdade, a do jardim já tem uma das suas faces - frente ao Páteo dos Rolins e à piscina municipal, pintada de branco, há anos, pelo que não me admira nada que venha a ser toda branca... 
Pessoalmente, NÃO GOSTO!


Torre do Relógio Atual
Bom, também NÃO GOSTO da cor utilizada na "mutilada" Torre do Relógio e, que remédio tenho eu, senão evitar olhar para aquele "mamarracho amarelo vivo".
Torre do Relógio Antiga

Faz-me lembrar uma situação que se conta por aí, (não sei se foi verdade?) sobre a ideia apresentada por um antigo vereador ou membro da Assembleia Municipal de Beja (?), que terá feito uma proposta para que se pintasse o Castelo de Beja de Branco....
Enfim... gostos...

Sem comentários:

Enviar um comentário