terça-feira, 25 de março de 2014

Amor entre cegonhas sobrevive à distância

Amor entre cegonhas sobrevive à distância
por Patrícia Gomes,
editada por Helena Tecedeiro



Duas cegonhas estão separadas milhares de quilómetros, mas a história de amor entre estes animais é mais forte que a distância. A fémea, que se encontra na Croácia, não pode voar e, este ano, foi novamente visitada pelo seu amante pela décima segunda vez consecutiva.

O macho, batizado por Cliquetis, voou cerca de 13 500 km, de África do Sul até à Croácia, para estar com a sua amada, que não pode voar devido a uma ferida numa das asas.
Há 20 anos o porteiro de uma escola primária, Stjepan Voric, que vive na vila de Brodski Varos, no leste da Croácia, encontrou Petite ferida pelos caçadores e decidiu cuidar dela desde então.
Cliquetis nunca esqueceu o caminho que separa os dois amantes e todas as primaveras o casal reencontra-se. Este ano o macho chegou mais cedo, tendo surpreendido Stjepan Voric. "Ele (Cliquetis) acordou-me. Este ano chegou com antecedência", revela Voric na edição diária online da Vecernji List, citado pela AFP. Nesta história de amor, o pai cuida dos filhos e ensina-os a voar antes de partir para a África do Sul.


Veja a Notícia original <<AQUI>>                                                       

In: DN online: www.dn.pt

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia Mundial da Árvore

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de Março. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.
O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).
30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como pela sua importância em áreas estratégicas como economia e produção de bens e alimentos.

Origem do Dia

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".
Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de Março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de Março de 1972.
A 21 de Março comemora-se também o Dia Mundial da Poesia.

VEJA AQUI A NOTÍCIA ORIGINAL

quinta-feira, 20 de março de 2014

Primavera a 21 de Março? Não! Esta quinta-feira, dia 20, às 16h57.

 
Na cultura popular, a Primavera começa no dia 21 de Março.
Mas não: o tempo do verde, das flores e das alergias chega nesta quinta-feira, dia 20, às 16h57 em Portugal.
É esta a data e a hora exacta em que este ano se assinala o equinócio da Primavera no país.
Neste preciso momento, o Sol estará a cruzar o chamado equador celeste, isto é, a projecção do plano equatorial da Terra no espaço.

O equinócio da Primavera está associado a outra característica mais fácil de se compreender: marca a data em que o dia e a noite têm a mesma duração, ou seja, 12 horas.
 
Nota: Notícia publicada por Ricardo Garcia (19/03/2014)
 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Mais um passo a caminho da ditadura

Executivo desafia Cavaco

“Governo mantém aumentos na ADSE e pede que Cavaco "respeite" decisão do Parlamento.”
…/…
“Passos Coelho garantiu que já informou Cavaco Silva da decisão do Governo de reenviar o diploma ao Parlamento e manifestou-se "certo" de que o Presidente "respeitará" a decisão da Assembleia da República.
…/…
In (http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/passos-sobe-taxa-da-adse),

 Ao ler e reler o texto do jornal “Correio da Manhã” de hoje, 17 de Março de 2014, não posso deixar de pensar que estamos mesmo no caminho certo para que se instale, ao fim de 40 anos de democracia, uma nova ditadura. De direita, pois claro.
Segundo o Primeiro-Ministro de Portugal, Passos Coelho, o Governo manda, a Assembleia e o Presidente da República, obedecem. Pelo menos é o que se pode subentender da leitura das frases que se transcrevem em cima, extraídas do jornal acima mencionado.
O senhor Primeiro-Ministro, “está certo” de que o Presidente “respeitará a decisão da Assembleia da República”, encomendada pelo Governo – e que é a manutenção do aumento dos descontos para a ADSE.
Mais uma vez, os mesmos que já sofreram vários rombos nos seus salários e pensões, vão ter que continuar a pagar a crise.
É preciso não nos esquecermos que a ADSE existe para protecção dos funcionários públicos, com o contributo dos mesmos e não para financiar as despesas do Estado, ou melhor deste Governo.
Se “o caminho se faz caminhando”, aí está mais um passo no caminho da ditadura.
Resta-nos esperar que o Senhor Presidente da República faça o que lhe compete e não o que lhe é pedido.

Notas:
- O autor escreve de acordo com a antiga ortografia;
- Negritos aplicados pelo autor deste texto.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Até que enfim!... Uma notícia menos má...

Cavaco "chumba" aumento de descontos de subsistemas
por Lusa/DN.pt Hoje
 


O Presidente da República informou esta quinta-feira que vetou o diploma que altera o valor dos descontos dos funcionários públicos, militares e forças de segurança para os respetivos subsistemas de saúde, ADSE, ADM e SAD.

A devolução do diploma ao Governo sem promulgação, que foi feita a 11 de março, é justificada em nota publicada esta quinta-feira na página da Presidência da República com o facto de terem existido "sérias dúvidas relativamente à necessidade de "aumentar as contribuições dos 2,5% para 3,5%, para conseguir o objetivo pretendido".
"Numa altura em que se exigem pesados sacrifícios aos trabalhadores do Estado e pensionistas, com reduções nos salários e nas pensões, tem de ser demonstrada a adequação estrita deste aumento ao objetivo de autossustentabilidade dos respetivos sistemas de saúde", pode ler-se.
"Sendo indiscutível que as contribuições para a ADSE, ADM e SAD visam financiar os encargos com esses sistemas de saúde, não parece adequado que o aumento das mesmas vise sobretudo consolidar as contas públicas", aponta Cavaco Silva, na nota da Presidência.

Nota: Artigo retirado site do DN de 13 de Março de 2014.

quarta-feira, 12 de março de 2014

“À descoberta de cogumelos no concelho de Moura – Edição de Primavera”



O Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em Reguengos de Monsaraz e a Escola Nacional de Caça, Pesca e Biodiversidade promovem a iniciativa “À descoberta de cogumelos no concelho de Moura – Edição de Primavera”, a realizar sábado, dia 29 de março de 2014, com início agendado para as 08:00 horas.
A atividade de campo e a sessão de esclarecimento, dinamizadas pelo doutor Ricardo Castilho, têm o intuito de dar a conhecer a importância ecológica dos cogumelos e valorizar o cogumelo enquanto recurso endógeno; fornecer conhecimentos acerca da diversidade micológica primaveril aos participantes e destacar a Amanita ponderosa (denominada de silarca em algumas áreas geográficas); possibilita ainda, ensinar os participantes a melhorar os seus conhecimentos no método de descobrir cogumelos comestíveis na natureza e evitar os não comestíveis.
No final da sessão são apresentados conselhos e dicas para a confeção de cogumelos pelo chefe António Monteiro e apresenta-se um lanche micológico confecionado pelos alunos do 3ºano do Curso Profissional Técnico de Restauração/ Cozinha-Pastelaria da Escola Profissional de Moura.
Consideram-se como destinatários da ação todos os interessados pelo tema micologia e por passeios pedestres, agentes de desenvolvimento local, estudantes, professores, e outros curiosos. As inscrições decorrem até ao dia 27 de março de 2014.
NOTA: Texto original retirado do email recebido da ENCPB.

Apresentação

Tentaremos falar de assuntos vários, sobre a nossa Terra Quente - o Alentejo -, sobre a nossa cidade - Moura -, sobre o nosso país - Portugal.
Tentaremos abordar todos os temas, desde a Cultura e o Desporto, à Política e aos Negócios, às Actividades ao Ar Livre e de Lazer, etc.
Os leitores interessados poderão enviar-nos sugestões para publicações, através dos "Comentários", aos quais daremos muita atenção.
Esperamos ter a disponibilidade necessária para o desempenho de tal tarefa.
Obrigado.